terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Está a crescer...

* O desfralde já começou. Não está a correr mal. Eu estou feliz porque já sonho com o dia em que já não vou trazer fraldas do supermercado. Aqui as DODOT Activity são caríssimas!

* Este é o último ano em que bebe leite de lata. O pediatra aconselha até aos 3 anos...

* Já pede exactamente o que quer comer.

* Ontem surpreendeu-nos quando se virou para o pai e perguntou: "Pai, vite (viste) a mia xu (minha chucha)?"


Estou a chegar à fase que tanto desejei... Então, porque sinto esta angústia no peito por ela estar a crescer? Éta coraçãozinho complicado!!!

Beijocas

Ália

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

E o Natal passou...

... com risos, brincadeiras, prendas e muitas recordações, com lágrimas à mistura!

Mas o melhor de TUDO? A melhor prenda que recebi? Foram os "agado, mãe" e "agado, pai" (obrigada mãe/pai) da Sofia, acompanhados de beijos e abraços, cada vez que recebia uma prenda!!!

E nós que não compramos nenhuma das prendas!!!

Beijinhos

Ália


P.S: Obrigada, do fundo do meu coração, por cada palavra deixada aqui no meu cantinho.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Um beijo daqui ao céu, meu avô!

Hoje, à semelhança dos demais blogues, deveria estar a escrever para desejar um bom Natal e um feliz ano ou, então, para dizer que a minha pequena faz amanhã 26 meses... Infelizmente não consigo!

Nos últimos dias tenho sonhado, revivido e revisto cada segundo dos dias 24 e 25 de Dezembro do ano passado...

Eram 5h da manhã em Moçambique, do dia 24, quando o meu telefone tocou. Achei estranho e pensei, o meu primo a querer desejar um bom Natal a esta hora? Atendi! Senti logo que alguma coisa não estava bem! Mas não quis acreditar nos gritos do meu coração que já antevia a tragédia, quis ignorar o silêncio do outro lado da linha e disse: "Feliz Natal, primo"... Obtive de resposta: "Prima, o avô...", assim, de repente, sem prenúncio!!!

Disse-me o meu marido que gritei um "não" medonho. Devo ter mesmo gritado porque acordei toda gente em casa. Lembro-me de uma dor atroz, de chorar compulsivamente, de ter vontade de atirar tudo para o chão. Eu que sempre apregoei a minha calma, estava histérica.

Lembrei-me de cada segundo que vivemos juntos, a estória do dia do meu nascimento que repetidamente me contava, das vezes que me levou ao hospital, as prendas que me dava... Vi-nos sentados à mesa da cozinha a comer sopa, sopa de cebola, como só ele fazia e senti-me vazia! Ainda hoje me sinto, falta sempre alguém à mesa, falta uma prenda debaixo do pinheirinho, falta ele, o meu avô...

Não pude ir ao seu funeral, já não tinha lugar no avião, e penso que isso foi o que faltou para fechar este ciclo, para dar oportunidade ao meu coração de me despedir dele, para dar o último beijo.

Hoje, amanhã e depois, é ele que vai estar nos meus pensamentos, por isso, perdoem-me por não passar pelos vossos cantinhos!!!

...

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

SLB, SLB, SLB, SLB, SLB... GLORIOSO, SLB... GLORIOSO SLB!

Desculpem amigos do FCP mas eu não podia deixar de postar!

VIVA O GLORIOSOOOOOOOOOOOOO

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

As prendas de Natal...

Já estão todas compradas excepto a da Sofia. E sabem que mais, o pai cá de casa e eu decidimos que não vamos comprar nada.

Primeiro porque não sabíamos (pai e eu) o que lhe dar, depois porque em Novembro quando estivemos em Portugal, trouxemos montes de coisas. Para ajudar à festa ela ainda tem presentes do Natal de 2008 e do aniversário que foi em Outubro por abrir, além de que já começou a receber imensasssssss coisas!

Achavam que ela vai se aperceber?! (NOT!)

Beijinhos para todos e um óptimo FDS.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Breves Dela...

O AMPARO DA NOSSA VELHICE
É o que o Pai cá de casa costuma dizer que a Sofia vai ser por causa das pequenas atitudes que ela vai tendo!
E ontem, estava o Pai a fazer uma sesta no sofá da sala, quando a Sofia vem ter comigo ao quarto e diz "Mãe, o Pai tá ó-ó. Tá fio", que é como quem diz: "Mãe, o Pai está a dormir e está/tem fio".
Vai daí, pegou numa coberta que eu tenho encima da cama e foi cobrir o Pai. Quando acabou disse-me "Mãe, á tá. Pai não tá fio" (Mãe, já está. O Pai já não tem frio).

Não preciso dizer o quanto fiquei babada, pois não???!!!

--------

MÃO LEVE
Hoje de manhã, estavamos deitadas na cama, a fazer sorna, quando ela começa a puxar-me o cabelo. Digo-lhe que me estava a magoar muito. Ela, não vai de modas, dá-me dois estalos na cabeça! (juro que ela não está habituada a isso lá em casa)
Eu fiz logo cara de zangada e disse-lhe que isso não se fazia à Mãe e que estava muito triste com ela. Ela, para disfarçar, começa a dizer "Mãe, dá eijinho mão da bebé. Dói" (Mãe, dá beijinho na mão da bebé. Dói).
Perguntei-lhe logo: "Então tu bates na Mãe e a tua mão é que dói? Nem pensar, estou mesmo triste contigo. Nada de beijinhos que tu portaste-te mal".
Ela, que já tem a escola toda abraça-me forte e começa a dar-me montes de beijos!!!

Digam-me lá se já não nascem ensinados!

--------

NATAL
A árvore está montada e ainda bem que já está. A alegria dela é impagável! Delira com as bolas, com as luzes, diz que as luzes fazem magia (piscam) e está sempre a dizer "é natal"!!!
Vê-me a embrulhar algumas prendas e quer ajudar. Vai buscar a sua tesoura das unhas e quer cortar a fita cola. É mesmo uma delícia esta minha filha!!!

E a alegria dela, é um bálsamo para minha dor, por já não ter a presença do meu avô no dia 24.

--------

Para todos que nos leem, beijocas nossas e uma feliz semana.

Ália

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Em Novembro do ano passado, recebi este telemóvel da operadora que tenho o contrato.
No entanto, em Março, não sei bem como, o telefone desapareceu. Quer dizer, até desconfio mas como não tenho a certeza, optei por o considerar perdido.

Entretanto, fui usando um telemóvel velho que tinha lá por casa. Embora não fosse nada de especial, dava para o gasto e eu não estava para gastar dinheiro com telemóveis. Acontece que, de há três semanas para cá, o dito cujo começou a dar as últimas. Desligava-se sozinho, ficava sem bateria rapidamente, falhava a rede... E eu cansei-me!

Na 5ªfeira da semana passada, peguei em mim e fui comprar este!


Por acaso nem era o que eu queria inicialmente. Mas, tinha uma boa relação qualidade/preço, era giro, leve... Fechei negócio.

Pouco depois de o começar a usar, apaixonei-me. Era super rápido, com uma óptima ligação à Internet e com um menu fácil... Estava eu feliz da vida quando na 2ª feira me roubaram o telemóvel. Pois é, meus amigos, fui ROUBADA! O gatuno foi tãoooo rápido que quando me dei conta já estava sem telemóvel. Novinho em folha, apenas com 4 dias de uso. Nem vos conto como fiquei! É que o pior é a sensação de invasão de privacidade com que ficamos. No telemóvel já tinha fotografias da minha boneca, mensagens, os meus contactos... Sinto-me mesmo mal só de pensar que um fulano qualquer tem acesso a tanta coisa que me diz respeito!!!!!

Mas, como nem tudo são espinhos e vão existindo umas rosas lindas pelos caminho, a minha Mãe, ao ver como eu fiquei desolada pois tinha que voltar a usar o meu antigo "fóssil" foi comprar outro telemóvel igualzinho para me oferecer!!! E deu-me como prenda de Natal antecipada.

Ai como fiquei feliz! Realmente quem tem Mãe, tem tudo!!! OBRIGADA MÃE, ÉS O MÁXIMO.

Beijocas............

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O espírito de Natal...

... ainda não chegou aqui a casa!

Por muito que a minha cabeça me mande montar a árvore...
Por muito que me digam que o meu avô não ia ficar satisfeito por a árvore não estar feita...
Por muito que saiba que nada o vai trazer de volta...

Não consigo esquecer-me da dor que senti no dia 24 de Dezembro do ano passado, dia em que perdi o meu avô.

Aquele que para mim foi mais do que o meu próprio pai.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Ser mãe...

... é estar vestida para sair, linda e maravilhosa, com uma túnica em linho esvoaçante e uma calça clara (sim, aqui está calor) e a minha filha vir a correr para mim a pedir colo!

Cinco minutos depois, tenho a túnica completamente amarrotada e as calças horríveis porque ela tinha os pés sujos...

O melhor de tudo? Ficar feliz da vida e achar que o dia não poderia ter começado da melhor forma!

A todos que nos lêem, um óptimo FDS!

Beijocas

Ália

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

...

Ontem, depois de muito tempo vi um episódio da novela da Globo, Viver a Vida! E emocionei-me...

A Luciana, Alinne Morais, está a recuperar do acidente que sofreu, saiu dos cuidados intensivos e já consegue mexer um bocadinho o braço graças aos exercícios de fisioterapia que está a fazer, e deixa toda a família eufórica com o seu progresso.

Também assisti a um "Querido, mudei a casa" e era a mudança do quarto de um casal que tinha perdido o filho há pouco tempo com uma doença grave!

E depois desses dois episódios não consegui parar de remoer o que é a dor de perder um filho ou de ver um filho a sofrer, entravado numa cama.
Não pude deixar de pensar na minha irmã Susana, na morte estúpida que ela teve! Não pude deixar de me lembrar das palavras que me disseram "foi melhor assim, se ela tivesse sobrevivido teria ficado entrevada numa cama".

É horrivel... é contra a lei da vida... deveria ser proibido os pais enterrarem um filho! E mais uma vez, orei. Supliquei a Deus que nos livre a todos dessas desgraças. Que não permita que a minha família volte a passar pelo que já passou com a morte da minha irmã!

E chorei...