quinta-feira, 30 de abril de 2009

Novo Desafio



Este selinho foi oferecido pela Mamã Susana do http://maedamariana.blogspot.com/. Obrigada Susana, gostámos muito do miminho.

E, tal como os outros selinhos, este também vem com desafio, sendo as regras:


1. Exibir a imagem do selo "Seu blog é Roxie!"
2. Escrever as regras abaixo da imagem
3. Colocar quem deu o selo
4. Escrever 5 coisas que são Roxie para mim:
a) sobre música
b) sobre televisão e cinema
c) indicar 3 países que gostaria de conhecer
d) indicar 3 cores favoritas
e) indicar 3 hobbies
f) passar o "testemunho" a 10 blogs que você ache Roxie e avisar os bloguistas




Então, as 5 coisas Roxi para mim são:

a) Música
Adoro música e oiço um bocadinho de tudo, dependendo do meu estado de espírito. Desde o pop, reggae, samba, zouke, kizomba... Seja dos anos 70, 80, 90...

Mas, a música que me enche sempre o coração é a brasileira. Na minha opinião os brasileiros falam de amor (SIM, SOU ROMÂNTICA) como ninguém. Gosto de Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso, Chico Buarque mas, o REI do meu coração, aquele que me enche as medidas é o Roberto Carlos!!!!!!!!

Sandra, tu com o Tony Carreira e eu com o Roberto... LOL



b) Televisão e Cinema

Não sou muito adepta de televisão. Tem que ser mesmo interessante para me prender a atenção. Gosto muito de programas como o Panorama BCC e Toda a Verdade que passam na SIC, gosto de programas de transformação de casas por causa da decoração (fico logo com ideias) e algumas séries que passam no AXN e FOX Life (E.R, Hospital Central, Anatomia de Grey, Sem Rasto).

Não vejo nada que envolva muita violência (sangue, tiros e pancadaria), sejam filmes ou séries.

Quanto às novelas, só se for muito boa, que transmita alguma cultura, tal como a que está agora a passar "Caminho das Índias".

Os filmes que mais me marcaram foram a "Lista de Schindler" e "A Paixão de Cristo", que embora violentos, tinham a história da humanidade por detrás.



c) Três Países

- Portugal, de lés a lés, o País mais bonito do mundo.

- Itália, pela explosão cultural em cada esquina, pela comida...

- Argentina, pelas pessoas, pela música.



d) Três Cores Favoritas

- Vermelho, Preto e Branco.


e) Três Hobbies
- Ler, é o meu grande vício, fico quase que hipnotizada.
- Arrumar gavetas e armários, serve quase como uma terapia
- Ouvir música.

Esta regra vou quebrar. Ofereço o selinho a todos os nossos "seguidores". Espero que levem o selinho e respondam ao desafio.
Um beijinho
Ália

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Deixa ver...

... o que vou querer comer!!! LOL

Falta de Tempo

... esta semana mal tenho tempo para postar e comentar! Está a ser de loucos.
Fim do mês com um feriado à sexta-feira é uma "combinação" que não resulta comigo e o meu trabalho.

Tenham um óptimo fim-de-semana, como muito sol e coisas boas.

Beijinhos

Ália

terça-feira, 28 de abril de 2009

O sabor agridoce de ser mãe...

- Ansiar pelo crescimento do nosso filho, lendo TUDO sobre o desenvolvimento, e depois ficar nostálgica por já não ser um bebé que necessita do nosso cuidado exclusivo;

- Mimar muito mas, ao mesmo tempo, ser responsável pela educação e regras com modelos algo rígidos;

- Ralhar com ele e ficar com sentimento de culpa;

- Querer tempo só para nós e, quando o consegue, passar o tempo todo a falar nele;

- Pô-lo na cama cedo para vermos "aquele" filme que vai dar na TV e depois levantar-se a cada 5 minutos para ver se está bem;

- Planear aqueles 2 dias a sós com o maridão e chorar desalmadamente na hora de sair de casa;

- Adorar a barriga enorme com que fica na gravidez para depois passar o resto da vida a reclamar da gordurinha que não vai "ao lugar";

- Chorar de emoção "só" porque o nosso bebé sorriu-nos, abraçou-nos ou beijou-nos.


É assim que me sinto! E vocês, concordam? Se tiverem mais algum "sabor agridoce" para acrescentar, deixem o comentário que eu acrescento!

Beijinhos

Ália

sexta-feira, 24 de abril de 2009

4 meses sem ti...

Mais um mês sem ti.
Tinha tanta coisa para te dizer que não disse. Às vezes penso que estás por perto e que lês o meu pensamento, por isso é que penso muito em ti e no que queria ter dito, nas coisas que queria que tivessem acontecido, nos momentos da tua bisneta que queria que tivesses visto...
Hoje, quando falei de ti, não pude evitar chorar! Sei que não gostarias de me ver assim. Acredita que não quero prender-te a este mundo com as minha lágrimas.
São lágrimas de saudade, da saudade que sempre vai existir no meu coração!

Recebe um beijo meu, onde estiveres!

18 meses

Filha, hoje fazes 18 meses.

Queria deixar-te um texto, um poema, como tantos que já fiz para outras pessoas, para exprimir o amor que tenho por ti. Poemas, como muitos fiz para os meus pais, amigos, namorados...
No entanto, quando decido escrever para ti as palavras não fluem, não me parecem certas. São sempre vazias, ocas... Sinto que palavras não existem para descrever o meu amor por ti! Penso que seriam repetitivas, até estúpidas!!!!!!!
O que me "consola" é que um dia vais amar o ser que se gerar dentro de ti, tal como eu te amo, talvez até mais... Nesse dia vais perceber a dimensão deste sentimento que é tão bonito.

Um beijo"Fi", da tua mamã...

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Semana dos miminhos


Recebemos este miminho da Mamã Paula do http://contosecontinhas.blogspot.com/. Paula, adoramos e mandamos-te um beijinho especial.
No entanto, desta vez vou quebrar as regras do desafio, que são as mesmas do selinho da borboleta, e vou oferecer a todos os nossos seguidores. Faço-o pois é mesmo muito difícil nomear apenas alguns de vós.
Beijinhos nossos
Ália

As Chuchas

Desde que pegou na chucha que a Sofia usa as da Avent. Na altura achei-as práticas e higiénicas pois vinham com as tampinhas individuais e eu escusava de andar com o porta-chuchas! Acontece que as ditas só são adequadas até ao 18 meses e só me dei conta disso ontem quando fui comprar chuchas para repor as que a Sofia têm! Por isso, comprei uma da NUK, tamanho 3, 18+, para ver se a Sofia pegava nela. Foi escusado, a miúda só se ria com a chucha na boca, estava a achar esquisito! Tenho que confessar que a mim tabém me pareceu esquisita a chucha.
Mas, agora fiquei sem saber como faço! Devo manter as da Avent, embora sejam adequadas apenas até aos 18 meses? Devo tentar outra marca, por ex, da Chicco? Alguma das mamãs já passou por isso?

Conselhos pedem-se e agradecem-se!

Beijinhos

Ália

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Selinho

Hoje fiz a minha ronda diária pelos "meus" blogs e vi que tinha sido presenteada, com selinho abaixo, pela Cilinha do http://cilinha1952.blogspot.com/. Fiquei emocionada pela surpresa pois a Cilinha não deixou nenhum comentário no meu blog, tal como ditam as regras do desafio!



Cilinha, muita obrigada pelo carinho!

Então, as regras do jogo são:
1. Colocar o logo no seu blogue.
2. Escolher dez blogues que demonstrem grande atitude ou pelos quais você tem grande gratidão 3. Certificar-se de que publicou os links de seus nomeados no seu post.
4. Informá-los de que receberam esse prémio, comentando em seus blogues.
5. Partilhar o carinho, publicando o link deste post e da pessoa de quem você recebeu esse prémio.

Assim, passo esta Borboleta às seguintes amigas:
Infelizmente, são apenas 10 blogues. Mas, regras são regras!
Beijinhos
Ália

Consulta de 18 Meses/ Desenvolvimento

Ontem a Sofia e eu fomos ao médico. Ela para consulta dos 18 meses e eu para repetir o papanicolau. Repetir sim, pois o material recolhido do último que fiz, ficou destruído num acidente de carro que o motorista do laboratório teve! E como o meu ginecologista é uma sumidade cá da zona, mínimo de dois meses para marcação de um check-up, só me poderia atender àquela hora. Avante!
Por isso, a Sofia foi com o pai ao pediatra, que é na porta ao lado ao meu ginecologista! E agora eu deveria escrever sobre o desenvolvimento dela e afins, não é? Pois, não posso porque a minha rica filha dormiu durante toda a consulta! O médico pesou-a (10.800kg) mas não conseguiu medi-lá porque ela dorme meia enrolada, deu-lhe a vacina e ela continuou a dormir. O pediatra ainda fez algumas perguntas ao meu marido e como não havia queixas a fazer pois a miúda está bem (graças a Deus), acabou a consulta!
Agora tem consulta de desenvolvimento marcada para os 2 anos!!!

No entanto, na minha avaliação de leiga, penso que está dentro dos parâmetros normais porque:
- Há cerca de 2 semanas que a roupa para 12/18 meses passou a ficar curta e apertada;
- Come bem e de tudo, com a excepção da fruta (em relação a isto já fiz de TUDO. Fruta cozida, passada, compotas, ao natural, de boião e ela rejeita. Até papas com sabor a fruta ela não come); Acontece que, para mim comer fruta também é um castigo e o pediatra diz que as crianças desenvolvem o paladar de acordo com as preferências da mãe;
-Temos percebido mais palavras na sua linguagem;
- Tem bom equilíbrio, tendo, no entanto, os pés ligeiramente inclinados para dentro (iguais ao do pai), sendo que anda sempre descalça em casa para corrigir;
- Interage bem com outras crianças, sendo que a maior parte das pessoas não acredita que ela não convive diariamente com outras crianças;
- Interessa-se por puzzles de madeira, tendo ainda alguma dificuldade em encaixar as pecinhas. No entanto, por memorização, sabe a que lugar cada peça pertence;
- Obedece aos comandos que lhe damos, quando quer;
- Entende tudo e sabe os nomes das coisa apontando para o objecto certo quando lhe perguntamos "onde está";
- É afectuosa, meiga, carinhosa!
- É birrenta, ciumenta e orgulhosa (se nos chateamos com ela, não quer dar beijos e abraços, temos que implorar).

Bem, parece-me que disse quase tudo. Se me lembrar de mais coisas venho aqui acrescentar.

Minhas amigas, se souberem de mais algum ponto que seja considerado normal nas crianças desta idade, avisem, ok?

Beijinhos nossos

Ália

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Novo Layout!

Não pensem minhas amigas que a madame aqui tornou-se numa especialista em layout's como num passe de mágica. É que uma alma caridosa chamada Ana Luísa (queria por aqui aquela coisa de escrever o nome, clicar e dar ao blog da pessoa, não sei se me entendem!) leu o meu desesperado desabafo e ofereceu-me ajuda.

Ana Luísa, recebe um beijinho meu. Muito obrigada!!!

Ália


Adenda: Mudei novamente porque apercebi-me que o outro tinha um sombreado na coluna do meio o que tornava a leitura difícil e cansativa!

Coisas Dela...

... molhar o chão, o sofá, as camas com a água do biberon e depois ir buscar um pano, de livre e expontânea vontade, para limpar a porcaria que fez!!? LOL

Preciso ocupá-la mais, só pode!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

vida real VS amizade VS blog

Ontem à noite liguei para uma amiga do tempo da faculdade, de quem eu gosto muito e ficámos a falar uma eternidade, aliás como sempre. No final da conversa, costumo dizer sempre :"Amiga, tu falas!" e ela desata à rir...

Fomos colegas de faculdade, não nos conhecíamos de lado nenhum e casualmente sentámo-nos ao lado uma da outra, na 1ª fila! Foi uma empatia instântanea. Tornámo-nos inseparáveis e confidentes. Ela sempre mais ponderada, eu mais emotiva. Ela ajuízada, eu "meia maluquinha". Eu mais namoradeira, ela mais pacata... Foi um encontro de duas almas opostas!
Entretanto, ela foi estudar um ano para o Brasil mas, apesar da distância, a amizade permaneceu. Quando voltou, teve que ir para o ano anterior ao meu e mesmo assim continuávamos grandes amigas.

Ontem, enquanto conversávamos sobre o casamento dela que é já para o mês, "saltámos" para amizade... Não só a que nos une mas a amizade no geral! Este sentimento que une as pessoas! Seja a amizade real, aquela onde conhecemos as pessoas, onde a dimensão dos seus defeitos é palpável, onde conhecemos os seus problemas, seja a amizade virtual, que surge praticamente do nada, sem rostos, sem toques, sem cheiros!

Mas, será que não estou a ser pretensiosa ao considerar as pessoas que me lêm e que eu leio de amigas? O que sei é que gosto de saber as novidades dos vossos meninos, saber se melhoraram quando doentes, ver a alegria por um sucessso conseguido e penso: "se isso não é amizade, o que é?"

Bem sei que não conheço pessoalmente estas pessoas, nem elas a mim! No entanto, penso que é isso que faz este mundo dos blogs ser tão bonito. Penso que aqui as pessoas têm sempre uma palavra amiga a dizer, seja de conforto ou incentivo. É verdade que ao escrevermos, as palavras podem não ser expontâneas mas, será que isso não é bom? Quantas vezes dizemos uma palavra menos agradável a quem gostamos e só depois nos apercebemos do mal que fizemos? Que não há retorno?

O que sei é que apesar do pouco tempo que por aqui ando, gosto muito de vos saber interessadas em nós, tal como eu me interesso por vocês.

Espero continuar por estas andanças mais tempo apesar dos perigos que a internet tem e que todas nós conhecemos!

Recebam uma beijoca enorme com muita amizade deste lado do mundo!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

A Maternidade!

Que os filhos mudam as pessoas, todos nós sabemos. Mas, penso que só quando nos tornamos Pais é que percebemos a dimensão da mudança que é operada em nós! Hoje, estive a pensar nas mudanças que se operaram em mim...

Uma das mais marcantes é que, na opinião do meu marido, já nem conduzir sei! É que eu assumo-me como uma ex-inconsequente na estrada. Do tipo, nem cinto de segurança usava e conduzia a alta velocidade. E depois, à mesa entre amigos, gabava-me dos meus feitos de "acelera", tal qual rapazola com as hormonas em ebulição...
O perigo produzia uma sensação de felicidade no meu sangue. É que ficava mesmo excitada com a possibilidade de acelerar e notem que o meu 1.º carro era um Toyota pequenino, daqueles que nem imagino o que é ter um acidente com ele! E eu não via isso...
Hoje, sou o que eu apelidava de "tótó"! Ando SEMPRE com o cinto posto. Até tenho um carro todo potente, mas deixo para acelerar na auto-estrada (sempre a respeitar os limites de velocidade legais), a minha filha anda na cadeirinha, sendo que o meu marido e eu não poupámos na altura de a comprar, conduzo na posição correcta para minha altura (é que já nem me imagino a conduzir com o banco reclinado para trás).

Hoje sou incapaz de dizer: "Se fosse meu filho não fazia aquilo". Sou compreensiva com os filhos dos outros. Sou capaz de estar num café ou restaurante e ver uma criança a brincar com um garfo ou faca e alerto logo os pais. Já pensei que posso ser vista como intrometida mas não consigo ver uma criança com a possibilidade de se magoar e ficar inerte.

Uma das coisas que sempre afirmei é que a Sofia JAMAIS dormiria na nossa cama! Aliás, ao 3.º mês a Sofia passou a dormir sozinha e eu vangloriava-me do meu feito. Comprei um intercomunicador que controláva os batimentos cardíacos e ficava descnasada da vida. Nessa altura a Sofia já domia até às 6h30. Entretanto, com 7 meses passou para nossa cama e eu já nem me lembro bem como. Só sei que diziamos, só mais um dia! E até hoje a Sofia dorme connosco e eu não consigo tirá-la pois penso que ela vai se sentir sozinha.

Houveram muitas mais mudanças, umas mais subtis que outras. Sei é que hoje sou outra pessoa . Uma pessoa de quem eu própria gosto mais, que perdeu uma grande parte de sabichona, que passou a dizer "na minha opinião" de forma humilde! Por isso, só tenho a agradecer à minha filha a pessoa que me tornei.

Uma beijoca fofa e gorda para todas vós.

Ália

Hoje...

... queria estar neste sítio. Com esta cara feliz e, principalmente, com esta barriguita lisa. Pode ser?



Beijinhos grandes

Ália


Nota: Fotografia tirada nas férias em Maio/2008, na Foz, Porto, Portugal. Tenho tantas saudades!

Neura...

Dormi pessimamente! Estou com a cabeça a latejar! O tempo está como eu odeio (nublado e com alguns chuvicos)! Apetece-me comer alguma coisa que não sei o que é! Acho que a minha pele está horrível hoje! Não estou com a TPM! Queria estar de férias!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Nabices Minhas...

Queria tantooooooo ter um layout novo! Mas todas as minhas tentativas saem mal! A última alterava as colunas mas não alterava o corpo do blog!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Buááááááááááááá. Queria mesmo muito!

Ália

Alguém adivinha?

O que quer dizer "uí uíu"?

Lê-se quase como se lê "oui oui"!!!

Beijinhos

Ália


sexta-feira, 10 de abril de 2009

Uma Santa Páscoa...

... é o que desejo às minhas queridas amigas e suas famílias.
Que seja um tempo de amor, união e esperança.
Que nos lembremos todos a razão de festejarmos esta data.
Que Deus nos abençoe a todos com saúde.
Uma beijoca enorme!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Tardes de Sábado Boas...

... são passadas assim!


Nota: O meu marido e a minha enteada na disputa do SingStar! E a Sofia também claro, só que com o microfone desligado!

Como o prometido é devido...

... aí está uma fotografia da Sofia com a vassoura na mão!


Beijinhos para todas com muito carinho.

Ália

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Para matar saudades...


Grávida de 34 semanas...

Ela...

- Chama-me a toda hora. Só se ouve "mãiiiiiii", todo dia. É capaz de repetir a palavra mãe dez vezes sem se calar, até eu responder. E eu respondo: "filha, filha, filha,..." e ela ri-se imenso.

- Por vezes, também chama a avó (minha mãe) de mãe. Mas, sabe que é a avó porque quando lhe perguntamos onde está a mãe aponta para mim e quando perguntamos pela avó aponta pela avó. Aliás, se a avó não lhe responder chama logo "abó".

- De noite acorda, senta-se na cama e chama por mim, penso que só pelo prazer de chamar pois dorme connosco na cama.

- Tem uma relação especial com o pai e sinto que anseia pelos momentos só com ele. Por vezes, o pai chega tarde a casa e ela já está a dormir. O pai fica triste e e la logo que acorda chama pelo pai.

- Tem adoração pelo meu cabelo, chegando ao ponto de esfregá-lo na cara. Deitadas na cama, faz-me virar a cabeça e ficar de costas para ela, só para poder deitar-se encima do meu cabelo (é relativamente comprido, está na linha do sutiã).

- Enrola os braços no meu pescoço, dá-me beijos de amor (na boca) e sorri toda derretida.

- Tem uma compreensão fora de série. De modo geral, acata todas as ordens que lhe vamos dando mas às vezes é um bocadito teimosa. Testa-nos para ver até onde consegue ir.

- A cada semana percebemos uma palavra/frase nova. Nesta última já disse: "ná qué" (não quero); "qué bê" (quero ver); "caí" (caí); "uau" (exclama uau quando lhe damos uma coisa que goste ou queira muito);

- Continua a comer bem. Faz cerca de 5 refeições ao dia. No entanto, para comer fruta é um castigo. É que nem sumos ela gosta. Em contrapartida, nos legumes só rejeita espinafres.

Está muito linda a minha bebé e eu cada diz mais apaixonada e encantada com ela.

Beijinhos para todas

Ália

Nota: Não me esqueci da fotografia com a vassoura. Já descarreguei no PC de casa mas tenho que trazer para o PC do escritório!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

A Sofia e as Limpezas

A Sofia tem paixão (ou loucura, depende do ponto de vista) por limpezas e arrumações! É que não pode ver nada fora do lugar que arruma. Se vir, nem que seja uma migalha no chão, apanha logo e vai pôr no lixo.
Desde os 15 meses que põe as suas fraldas no lixo, a sua roupa para lavar, arruma os brinquedos, etc...
Gosta tanto de limpar que a única forma de eu sair de casa de manhã sem ela chorar é dizer que a Amélia (empregada da limpeza) precisa de ajuda. E então, a Amélia dá-lhe um pano de pó (que é só da Sofia) e a minha pequena começa a esfregar, literalmente, toda e qualquer superfície ao seu alcance.
Mas, o que lhe faz tremer de emoção é mesmo uma vassoura! O problema é que as vassouras lá de casa são quase o tamanho dela... Por isso, no sábado fomos a um armázem de brinquedos cá do sítio e compramos uma vassoura de brinquedo para Sofia.
Bem, só visto. É que a catraia não larga a vassoura por nada! Anda, desde que acorda, com a vassoura atrás a varrer. É que nem uma linha pode estar no chão perdida!
Mas, não sei do que me queixo! É que eu sempre fui muito chata com a mania de ter tudo arrumado e limpo. Só pode ser genético!!!!!! Já viste o que os outros passavam, e passam, por tua causa? Toma que é para aprenderes!

Depois ponho uma fotografia dela a varrer aqui. É que ainda estão na máquina.

Beijinhos

Ália

Pérola do Fim-de-Semana

Do meu sobrinho N. de 5 anos para a minha enteada de 11 anos:
"B., se não me deixas ver as tuas mamas não sou mais teu amigo"!!!!!!!

Estes miúdos...

Irmãos...

"Eu não quero ter mais filhos!!! Comecem a atirar-me pedras!!!"

Desde que a Sofia nasceu que digo o mesmo. Lá tentam as pessoas convercer-me que com o tempo isso passa. O que sei é que à medida que o tempo passa, essa verdade interioriza-se dentro de mim... Solidifica-se!

Mas... pela primeira vez em quase 18 meses, senti essa decisão a balançar! Foi na passada 5ª feira, depois de um bom jantar regado a espumante geladinho, a deslizar suavemente pela goela abaixo, com um casal que tem dois meninos, com 2 e 5 anos. O mais novo foi repreendido pelo pai, começou a chorar e correu para o irmão mais velho a pedir consolo e dizia repetidamente: "Mano, maninho, faz o M. (ele próprio) calar"!!! Deus, que cena linda! Tive pena de não poder gravar a cena!

E foi essa cena que fez uma rachadura pequenita na minha "sólida decisão"! Atribuí ao espumante! Já me passou.........

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Feliz Aniversário Avó...

Avó....

Hoje é o dia do teu 73.º aniversário! Dia de receberes beijinhos, prendas e apagares as velinhas do teu bolo...
Mas, sei que hoje quase choraste quando te ligamos pela manhã... Também eu chorei mas não deixei transparecer na voz!
As nossas lágrimas são porque vamos ter um lugar vago à mesa mas sei que em espírito o avô estará presente.
Tenho muito mais coisas para te dizer mas não encontro palavras para te dizer o quão especial és para nós.

Beijinhos

Ália

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Sobre o post anterior...

Agradeço os comentários feitos ao mesmo post anterior, sendo que passo a responder aos dois primeiros...

Ao 1.º comentário, tenho a dizer que a minha mente realista, pois considero-me uma pessoa com os pés muito bem assentes na terra, impede-me de não pensar em todos os custos financeiros inerentes a esta tragédia! É mais do que evidente que a primeira preocupação é o bem-estar físico, emocional e psicológico das vítimas. É mais do que evidente que dinheiro nenhum irá substituir a vida da menina que morreu, nem do motorista e seu ajudante. São, pelo menos, três famílias completamente destruturadas e com uma dor insuportável...
MAS, claro que é FUNDAMENTAL apurar-se a responsabilidade civil pois, infelizmente, a grande maioria das pessoas não está financeiramente preparada para fazer face a custos inesperados como a morte e a doença trazem.
Por favor, entenda a minha posição e obrigada pela visita! Volte sempre e, se possível identifique-se.

Relativamente ao 2.º comentário, tenho a agradecer ao Jorge pela sua visita e pelo seu comentário pertinente. Sei que a responsabilidade civil "directa" é da empresa transportadora, transmitindo-se tal responsabilidade para a companhia seguradora, pois acredito que haja seguro válido.
O que quis dizer com o meu comentário, é que devemos olhar para esta situação de forma profunda. Por exemplo, alguém sabe informar-me de que forma os encarregados de educação chegam à transportadora, no caso concreto, à Alug Auto? À luz da legislação portuguesa, até onde vai a abrangência do seguro escolar?
É que até há poucos anos atrás, o seguro escolar em Portugal abrangia o caminho efectuado pelos alunos de/para escola (à semelhança do seguro de trabalho) e numa reunião de pais este assunto foi suscitado e a resposta obtida (ainda no tempo da Dra. Albina) foi que a responsabilidade do seguro cessava no portão da EPM!!!
Penso que devemos olhar para todos os cenários existentes pois situações como esta não podem ser analisadas levianamente!

No entanto, não gostaria de alongar este assunto pois como bem me referi tratou-se de um desabafo apenas. Este é um babyblog e não um fórum de discussões.

Obrigada

Ália

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Vida por um fio...

Hoje começou mal o meu dia...

Logo pela manhã vejo que tenho uma msg no telemóvel, de um número desconhecido, a pedir doação de sangue. Coincidentemente era o meu grupo sanguíneo. Telefonei logo para o remetente e a pessoa que me atendeu agradeceu a atenção mas já não era preciso pois o problema estava solucionado. Perguntei detalhes e informou-me que tinha havido um acidente grave com um autocarro de transporte escolar da Escola Portuguesa de Maputo (EPM)...

Lembrei-me logo que, no dia anterior à noite, quando voltava do restaurante japonês tinha visto um autocarro acidentado... Comentei com o meu marido e não pensei mais no assunto pois não me lembrava de ninguém conhecido que usasse o autocarro às 3ªs...

Fui para o café e soube que uma das meninas que ia no autocarro era a P. (que eu conheço desde pequenina) e que é prima da minha enteada e que estava gravemente ferida, com a bacia fracturada em 3 pontos!!!!! Fiquei desolada... Uma menina de 16 anos...

Que vida é esta? Como se sentirão os pais? Que apoio poderei dar? Que palavras dizer?????????? Mandei uma msg à mãe a prestar solidariedade!!!!

A menina foi evacuada para a vizinha África do Sul onde há meios médicos e hospitalares melhores... Rezo por ela, temo pelas sequelas que ela possa ter, penso que tenho uma filha, imagino a dor!!!!!!!!!!!!!!!!

Gostaria agora de saber qual a posição da direcção da EPM que "enche a boca" dizendo que tem que seguir à risca TODO o programa escolar, bem como as normas, directivas, e legislação relevante e pertinente do Ministério da Educação Português, mas que tem autocarros escolares que não cumprem as normas de segurança exigidas! Onde nem os miúdos nem o motorista usam cinto de segurança, onde o motorista corta a prioridade a um carro.... Porque sim, a culpa do acidente foi do motorista do autocarro!!!!!!!!!!!!! Responsabilizar-se-á a EPM pelos custos? Ou remeterá para o seguro do autocarro????????

Esta situação tirou-me do sério!!!! Desculpem o desabafo!