terça-feira, 28 de julho de 2009

A Medicina em Moçambique!

Esta tarde quando cheguei ao escritório depois da minha hora de almoço, vem a servente ter comigo para me dizer que não se sentia bem.
Perguntei-lhe o que sentia e disse-me que estava cheia de comichão, enquanto me mostrava os braços que estavam com aspecto escamoso. Assustei-me quando vi os braços dela e foi quando reparei que os lábios dela estavam muito inchados e que ela já começava a falar torcido! Confirmou-me que sentia a língua a enrolar e que estava com uma dor no peito. Perguntei-lhe imediatamente o que tinha tomado e ela mostrou-me uns comprimidos de penicilina que, alegadamente, lhe tinham sido receitados no Centro de Saúde para o problema de gastrite.
Não pensei duas vezes e levei-a ao Hospital.
Lá chegadas, foi um rodopio para sermos imediatamente atendidas e percebi, claramente, que o funcionário que faz a triagem para entrada no gabinete médico estava à espera de, digamos, uma "gratificação"... Como não entro nesses jogos, tive que elevar um pouquito o tom de voz. Veio outro funcionário e entramos logo no gabinete. O médico que a assistiu, viu logo que era uma reacção alérgica e mandou-a para sala de tratamentos para levar soro e umas ampolas!
Mas o engraçado é que o tal médico GARANTE que a tal penicilina não pode ter sido receitada no Centro de Saúde quando por estes lados todos sabemos que quem vai ao Centro de Saúde até atendido por serventes é! Eu disse-lhe logo, "Olhe Dr., vou pedir à minha funcionária que traga a receita só para tirarmos a prova dos 9, ok?"

E o que mais me irrita neste País é que quem não tem dinheiro, morre!!! Quem não vai alguém ao Hospital que ponha aqueles parasitas no devido lugar, morre!!!!

E pensar que foi estes País que eu escolhi para viver!

1 comentário:

  1. OLÁ AMIGUINHA ...
    ja estou por aqui outra vez...ja fui ao post anterior dar -te os parabens....

    mas o que tu dizes aqui neste post tens razao , mas tambem por cá infelismente passa-se o mesmo , isto de saude tambem nao anda nada bem por cá.... mas que fazer? .... nada ..

    beijinhossssssssss

    ResponderEliminar