terça-feira, 1 de junho de 2010

Ela...

Descobri hoje que com 2 anos, 7 meses, 1 semana e 1 dia de vida, a minha Sofia sabe mudar e ligar DVD's!!!! Serão todos assim????

P.S: Eu não sou magricela, sou daquelas pessoas "falsas magras". Ou seja, tenho mamas, rabiosque e anca. Por favor, não se sintam obesas. Para quem tem FB, procure-me por lá e vai ver, ok?

Beijinhos

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Só para que conste...

A minha balança diz que estou a pesar 49KG!!! Pois é, consegui.

Eu sei que nunca tinha falado nisso aqui mas não queria passar por parôla, com mania de anoréctica... mas passo a explicar.

Desde os 15 até aos 25 anos que sempre pesei entre 45 e 47Kg, distribuídos por 1,58 de altura. Entretanto, poucos meses antes de engravidar e por alguma razão que desconheço engordei até aos 52Kg e foi com esse peso que engravidei. No final da gravidez tinha 58Kg, ou seja, 6kg engordados na gravidez. Ao fim de 2 semanas do parto, pesava novamente os 52Kg!!!! No enato, queria perder mais 3/4 Kg para me sentir no PONTO...

Toda gente dizia-me que estava bem, que não deveria perder mais peso. No entanto, não me sentia satisfeita e sentia-me pesadona, mesmo porque sou arredondada. Ou seja, tenho rabo, anca e achava que estava mal.

Há um mês, cansei-me de me sentir assim e resolvi tirar algumas coisas do cardápio. Fora com bebidas com gás, pão branco, carnes vermelhas, etc... Introduzi mais peixe, mais vegetais e fruta, cereais integrais, e.... VOILÁ! No fim de um mês, os tais 3 Kg já não vivem neste corpito...

Agora é só manter este regime alimentar!!!!!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Estou de volta...

Cheguei 3ª feira de manhã a Maputo mas só hoje é que estou de volta ao trabalho a 100%. Ontem vim com a Sofia e só despachei o essencial!!!

Estou a recuperar-me da estafa, em 8 noites dormi em 5 camas diferentes, não tomei pequeno-almoço, almoço só vi por binóculos e apenas jantava. E o raio dos espanhóis que só jantam depois das 9h30!!!!?????

Cheguei e encontrei uma Sofia a precisar de mimos de mãe... para mim também não foi fácil! Chorei muito, estava permanentemente angustiada, com medo que me acontecesse alguma coisa e nunca mais fosse vê-la! O medo de andar de avião acentuou-se...

Agora é pôr o trabalho em dia e dar muitos mimos à pequena, porque ela merece.

Beijinhos

Ália

quarta-feira, 12 de maio de 2010

...

Estou fora... Entre Portugal e Espanha, a trabalho!

Desculpem a ausência, volto pra semana.

Beijinhos

Ália

terça-feira, 27 de abril de 2010

Ela fez 30 meses no sábado...

Está linda, e não só aos meus olhos. No sábado fomos a festinha de aniversário da filha do meu primo e muitos elogios ouvi.
Está faladora, mas ainda um pouco "abebezada"... uma delícia. Tão depressa diz as palavras/frases correctamente como inventa uma estória de que não percebemos nada! Já sabe como desarmar-me! Quando me chateio com ela diz-me: "Tem calma, mãe!!!!". Eu não reisto e acalmo-me mesmo.

Está quase desfraldada. Vão havendo uns descuidos mas muito raros. Normalmente são em casa porque está distraída com alguma coisa e pede muito encima da hora. Na rua nunca aconteceu porque pede muitas vezes para fazer, deve ser o medo de se distrair. Quando acontece em casa fica extremamente envegonhada e pede muitas desculpas. Não entendo porquê... Nunca ralhei!!!

É sensível, muito... Fica mesmo sentida quando o pai e eu lhe chamamos a atenção. Baixa os olhos! Normalmente não volta a repetir. É um doce.

É também cautelosa, não se aventura em terrenos que não conhece. Fica tímida e não parece a menina expansiva e faladora que tenho em casa. Saiu à mãe!

Pronto(s), já deu para perceber que continuo completamente apaixonada por els, não é?! Amo-a, com todas as forças do meu ser.

Beijinhos

Ália

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Hoje de manhã estávamos as duas na brincadeira em casa, ela corria atrás de mim porque queria pentear-me e eu fugia. Até que ela caíu. Não se magoou mas ficou muito assustada. Veio para o meu colo a chorar e quando estava a acalmar pediu "zelo" para pôr no lábio (tem a mania do gelo para todas as feridas). A empregada lá trouxe o gelo, ela pôs (tem que ser sozinha porque ela é que sabe onde dói) e passado um bocado, do alto dos seus quase dois anos e meio diz-me: "Mãe, eu tou bem, não foi nada...".

Eu, Maria chorona que sou, não pude evitar uma lagrimita... e pensei... que seria tão mais fácil se todas as mazelas por que eles ainda vão passar fossem tão fáceis de resolver, que um colinho e gelo solucionassem tudo!!!!

Ai se os filhos soubessem o quanto as quedas deles nos doem... E eu que ainda tenho tantos anos pela frente!

Beijinhos

Ália

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O Direito de Prioridade...

... de idosos, deficientes, grávidas e pessoas com crianças de colo não é muito respeitado em Moçambique! Aliás em África no geral. Melhor, em Moçambique nem sequer está devidamente regulamento, pelo menos não que eu saiba.

É uma situação que me incomoda, muito. Mais do que um do direito do "prioritário" em si, é um dever, daquele que não se encontra em nenhuma das situações acima, de ceder o lugar a quem necessita.

Eu cedo o meu lugar muitas vezes e sempre o fiz. Assim fui educada e não consigo ignorar isso. Eu faço uso do meu direito, sempre, em qualquer parte, ainda que não esteja regulamentado e ai de quem tentar me deter. Só cedo quando há alguém em situação pior que a minha. Nunca fiquei em nenhuma fila enquanto grávida e agora não fico se estiver acompanhada da Sofia. Mesmo porque a Sofia quando em lugares cheios e desconhecidos fica muito tímida e só quer colo.

Pois bem, na semana passada fui com a Sofia tirar o Bilhete de Identidade (renovar o meu e o primeiro dela) e fiquei agradavelmente surpreendida quando a funcionária que estava ao balcão chamou-me e disse "Aproxime-se, a senhora é prioritária porque traz uma criança de colo"!!! Lá fui eu primeiro para verificação dos documentos e quando me dirigia para outra sala para tirar o dito cujo, uma fulana começa a reclamar e a mandar bocas do género "da próxima trago os meus sobrinhos, estou há 3 horas na fila". Bem, eu que não só de me ficar, virei-me para ela e disse-lhe "Minha senhora, estou apenas a fazer uso do direito que me foi concedido e eu não trouxe a minha filha para fazer número. Ela também vai tirar o bilhete de identidade"!!!! A fulana continuou a falar mas eu ignorei e quem a pôs no lugar foram as funcionárias ali presentes.

Esta situação relata a falta de civismo das pessoas, o não saber respeitar o próximo e isso tira-me do sério.

Beijinhos

Ália

terça-feira, 6 de abril de 2010

Breves Dela!

* Quando é contrariada, diz que não é ju(s)to com a tianta (criança); - Também não sei como criança passou a ser "tianta"

* Quando entra numa sala cumprimenta logo: "Olá malta"; - Isto é resultado da Vila Moleza, no Canal Panda

* Quando não estamos, o pai e eu, diz sempre que "(es)tão no quitóio (escritório) a tabalhar para tê (ter) moeda para compá (comprar) pão e água; - Não há cá guloseimas nem brinquedos

* Quando vamos às compras raramente me pede alguma coisa. Mas quando faz, fá-lo com uma delicadeza de encantar começando a pergunta com "Mãe, posso...?" - Já sabe como dar a volta

* Quando me pede alguma coisa e eu digo que não, pede várias vezes por favor até que percebe que não vou ceder. Às vezes amua e vai-se encostar na parede, cabisbaixa!

* Não se esquece das coisas. Por exemplo, o aniversário dos primos foi há um mês mas sempre que falamos neles ela recorda-se da festa, dos bolos, etc... Associa as ruas aos seus lugares preferidos e por aí afora;

* Diz-me muitas vezes que gosta de mim e que sou a preferida dela... - Baba, muita baba!

E, pronto. Por agora só disso que me lembro... Vou actualizando!!!

Beijinhos

Ália

terça-feira, 30 de março de 2010

A lata da catraia!!!

Hoje, entretida com a brincadeira, a Sofia descuidou-se e fez um xixi num chão.

Tinha acabado de fazer o dito quando a irmã (que está cá de férias) entra no quarto e ela diz logo:

Ela - Oh Bia, tou moiada (molhada) com o xixi;
Bia - Ah tadinha da bebé, esqueceste de chamar foi? Olha vou chamar a mãe, ok?!

Entretanto eu entro no quarto e a catraia nem deixa a Bia falar e vira-se pra irmã e diz:

Ela - Oh Bia, que pena, suz(j)aste o chão! Fizeste xixi no qua(r)to!!! - Assim na lata.
Eu - Oh filha, então foi a Bia que fez xixi no chão? Descuidou-se?
Ela - Sim, sim mãe. Tadinha a Bia, é poconina (pequenina). Não zanga, mãe!!!

Bem, o que me controlei para não me desmanchar a rir. Lá lhe disse que eu não ficava zangada com ela por fazer xixi no chão e que a Bia já era crescida, fazia sempre na sanita! É que nem sei de onde é que ela tirou essa ideia, ninguém lá em casa alguma vez se chateou com os descuidos, mesmo porque até agora foram muito poucos!!!

Digam-me lá se não estou tramada??!!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Just to record...

Hoje não queria pentear o cabelo por nada. Tivemos esta breve conversa:

- Sofia, ou deixas que te penteie o cabelo ou levas uma tesourada!!!
- NUNCA, eu não goto cotar o cabelo...


Assim, como todas as letras!!! God, onde está a minha bebé?!

Beijinhos

Ália


P.S: O trabalho está a diminuir mas apanhei uma gripe que evoluiu para uma infecção nos brônquios que me deixou KO! Estou a melhorar.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Quem disse que era fácil educar?

A Sofia tem o péssimo hábito de pegar no biberão de água ou no copo e espalhar água pela casa. Ela faz isso continuamente, o que me tira do sério! Já lhe expliquei diversas vezes que aquilo não se faz e ela vinha logo a correr pedir "decupa mãe" e eu acabava sempre por limpar.

Na semana passada, ela fez o serviço de costume e o pai mandou-a limpar. Chorou, tentou ter o meu apoio, mas nenhum dos dois cedeu e ela acabou por limpar.

Ontem voltou à carga. Eu fui logo pegar em toalhetes de papel e mandei-a limpar a porcaria. Sem gritos, nem palmadas, mesmo porque detesto isso. Apenas com voz firme e olhar sério.

Ela chorou, soluçou, pediu desculpa e eu disse sempre que ela tinha que limpar. Chamou pela minha mãe, que vive lá em casa e claro que a avózinha foi acudir. Começou por dizer com a voz mais meiga do mundo, como se estivesse a elogiar, para a Sofia limpar e mais... ajoelhou-se com ela no chão para "ajudá-la". Bem, eu passei-me!!!

Disse à minha mãe para não se intrometer e nesse momento chegou o pai. Ela quando viu o pai, apressou-se a limpar e disse que não fazia mais.

É que se há coisa que não gosto é que quem quer seja se intrometa quando estou a educar a minha filha. Não me parece que ela seja tão pequena assim que não saiba o que está a fazer! E hoje faz em casa, amanhã faz em casa de amigos!!!

Mas hoje pergunto-me será que fui dura? Será a palmada a solução? Mas e então dou-lhe uma palmada e depois vou limpar por ela? Isso é educar? Ensinar? Mostrar que está errado?

Vocês que fariam no meu lugar?

Beijinhos

Ália

terça-feira, 9 de março de 2010

Desafio!!!



Fui desafiada pela querida Paula do Contos e Continhas, obrigada amiga, e vamos lá responder:

As regras são...

1. Dizer uma coisa que gosta em si: Gosto da minha lealdade!

2. Dizer uma coisa de que gosta do blog de onde recebeu o selo: Gosto da sua positividade acima de tudo! Falamo-nos uma vez ao telefone e tenho a certeza que se ela vivesse em Lisboa ou no Porto já teríamos estado juntas e adorado, é claro.

3. Desafiar 5 blogs, oferecendo-lhes este presentinho:

* Clube da Conversa
* A Minha Vida Pelo Mundo
* Maria e Companhia
* Barani
* ... eu vou desafiar estes 4.

4. Dizer uma coisa que gosta nos blogs que desafiou:

* A Sandra é uma das amigas virtuais mais simpáticas. Sempre com o comentário acertado e uma palavra de carinho;
* A Cilinha... é um exemplo de que podemos aprender sempre, independentemente da idade;
* A Maria tem a mesma idade que eu, também tem uma Sofia, e parece-me ser uma pessoa decidida e sem "máscaras";
* A AB é uma querida, sempre com uma palavrinha boa e que apesar de já ter sofrido muito está sempre bem disposta pra vida;


5. Colocar no meu blog este selo e respectivo desafio


E já está.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Futebolices

Eu sou BENFIQUISTA, o pai é Portista ferrenho, a tal ponto que por estas bandas o conhecem como o X do Porto (cidade e clube).

O pai é tão ferrenho que a filhota, ainda estava na barriga da mãe e já era a sócia 99 da Casa do FCP de Maputo, sendo que só faltava a data de nascimento e a fotografia para completar o boletim de inscrição. Passou a ser sócia do FCP com poucos meses de vida.

A mãe é benfiquista sem ser sócia, logo também não inscreveu a filha como tal.

O pai mal ela nasceu começou a fazer "lavagem cerebral", falando do FCP, vestindo t-shirts do FCP e mostrando-lhe o símbolo e etc.

A mãe nada fez, defendendo sempre que a filha ia escolher quando quisesse. Hoje a mãe arrepende-se de tais palavras!!!!!!!!!!!

A filha grita "pôto, pôto, pôto" com os bracinhos levantados assim que vê um equipamento azul (até pode ser o Chelsea a jogar)!!!

A mãe tem tentado que ela grite pelo Glorioso, nada consegue!!!!!!!!!!! Quem mandou "respeitar" o direito de escolha da filha, quem, quem??????


Beijinhos

Ália


P.S: Não estou de volta. Continuo cheia de trabalhinho.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A minha ausência...

... deve-se ao trabalho. Não tenho tido tempo para vir actualizar as novidades que são muitas!

Vou fazendo um comentário aqui e acolá mas este estaminé vai estar assim para o parado, pelo menos, nas próximas duas semanas.

Beijinhos a quem continua a passar por aqui.

Ália

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

EU SEI QUE VOU TE AMAR




Para ti meu amor, este poema que nos emociona... na contagem decrescente para os 7 anos!

Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
A cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente
Eu sei que vou te amar

E cada verso meu será pra te dizer
Que eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida

Eu sei que vou chorar
A cada ausência tua eu vou chorar,
Mas cada volta tua há de apagar
O que essa ausência tua me causou

Eu sei que vou sofrer
A eterna desventura de viver a espera
De viver ao lado teu
Por toda a minha vida.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

...

Salvo raras excepções, almoço em casa.

Porque trabalho a 3/4 min de carro de casa, porque quando chego a casa a mesa está posta e o almoço pronto para ser servido, porque sempre gostei de fazer uma sesta depois do almoço que me revigora para uma tarde de trabalho!!!!

Mas, acima de tudo, gosto de ir para casa almoçar porque tenho-a à minha espera com um beijo, com um abraço, com um sorriso! Porque depois fazemos a sesta juntas abraçadinhas...

Hoje foi uma dessas raras excepções. A minha empresa organizou um colóquio, que incluía almoço, e eu pela posição que ocupo tinha que estar presente durante o almoço.

E hoje a tarde custou a passar. Cheguei a casa há uma hora (16h45 locais) e ela recebeu-me com muitos beijos e um abraço ainda mais caloroso que o habitual. Perguntei-lhe se tinha tido saudades minhas, respondeu-me: "Sim, sim, mamã. Goto da mãe".

O meu dia encheu-se de cor e o sol ficou mais brilhante! Eu também gosto muito de ti, minha boneca.


Beijinhos

Ália

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

No domingo de acabei de ler este livro e adorei!!! Recomendo vivamente!




Agora quero começar este. Alguém já leu? O que acharam?




Beijocas

Ália

domingo, 24 de janeiro de 2010

27 meses = 2 anos e 3 meses

E já não posso negar que os famosos "terrible two" chegaram com toda força a este doce lar!

Desafia tudo e todos ultrapassando limites, está respondona, com uma energia incomparável! Mas, ao mesmo tempo está um doce, dá beijos sem pedirmos, por vezes está a brincar e deixa o que está a fazer sobre para me dar um abraço. Surpreende-nos, na rua, com um comportamento excepcional. Especialmente em jantares de aniversário, arrancando elogios de todos os presentes!

Diz que a mãe e o pai vão de "cau" (carro) trabalhar para ter "dineno" para comprar pão, água e "cuates" (chocolates).

Continua apaixonada por puzzles de madeira de encaixe e fá-los com uma rapidez desconcertante! Tem bom olho para formas e afins. Mas as bonecas, os peluches e cia. ocupam grande parte do seu tempo, pondo-os a dormir, dando de comer, passeando com eles nos respectivos carrinho e alcofa pela casa. Gosta tanto deles que quando saímos de casa, vai-se despedir de cada um, distribuindo beijos e abraços.

O riso dela enche esta casa, faz-nos felizes e a mim, que desde o início do ano passou a chamar-me "MAMÃ", cativa-me, apaixona-me e deixa-me completamente rendida aos seus encantos!

Beijocas e obrigada por continuarem a passar por aqui.~

Ália

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Desculpem a minha ausência aqui e nos vossos cantinhos!

O tempo tem sido mesmo pouco.

Beijinhos e até já!

Ália

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Psicologicamente doente!

Em Novembro foi assim, quando estive uma semana em Portugal e não pude levar a Sofia. Fiquei uma semana com o estômago a arder e a comer canjas, grelhados e a beber água das pedras. Logo eu que quando chego a Portugal não páro de comer e só penso onde vou passar a refeição seguinte!
O voo Lx - Mpauto foi horrendo! Não parei de vomitar. Toda gente achava que só podia estar grávida. Eu achava que estava com algum problema sério no estômago.
Cheguei a casa às 11h da noite, olhei para o meu tesouro e fui jantar sopa de legumes e um prego no pão. Dia seguinte tinha um almoço de aniversário e fartei-me de comer feijoada, picanha, caril de caranguejo, salgadinhos, vinho e estava na maior... Sempre na maior, sem nenhum vestígio de doença!

Ontem, às 7h da manhã aqui, a Beatriz partiu. Foi uma viagem de 24 horas. Eram 7h de hoje em Maputo quando chegou à sua nova cidade, 14h no destino!
E eu, desde ontem quando saí do aeroporto até hoje quando o meu marido me disse que ela tinha acabado de chegar ao destino, senti-me doente, com fortes dores de cabeça, com o corpo dorido como se tivesse andado à pancada, nauseada. Mal consegui comer.
Já passou tudo, estou como nova!

Mais uma vez, a minha cabeça a pregar partidas!!!

...

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Beatriz...

Para quem me lê a algum tempo, sabe que tenho uma enteada de 11 anos, a Beatriz.

Nem sempre tivemos uma relação fácil, neste 7 anos que ela faz parte da minha vida. Penso que o habitual entre madrasta e enteada!

Hoje a Beatriz mudou de país. O padrasto foi transferido para um país asiático e a Beatriz foi com a mãe, quem detém a sua guarda.

Ao contrário do que pensei que fosse sentir, hoje sinto-me imensamente triste, e com receio que a adaptação dela seja difícil.

Hoje precisava falar dela...

Beijinhos e uma boa semana para todos!

Ália

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Olá a todos

... que tenham um óptimo dia, nesta primeira segunda-feira do novo ano.

Beijocas

Ália