quarta-feira, 17 de março de 2010

Quem disse que era fácil educar?

A Sofia tem o péssimo hábito de pegar no biberão de água ou no copo e espalhar água pela casa. Ela faz isso continuamente, o que me tira do sério! Já lhe expliquei diversas vezes que aquilo não se faz e ela vinha logo a correr pedir "decupa mãe" e eu acabava sempre por limpar.

Na semana passada, ela fez o serviço de costume e o pai mandou-a limpar. Chorou, tentou ter o meu apoio, mas nenhum dos dois cedeu e ela acabou por limpar.

Ontem voltou à carga. Eu fui logo pegar em toalhetes de papel e mandei-a limpar a porcaria. Sem gritos, nem palmadas, mesmo porque detesto isso. Apenas com voz firme e olhar sério.

Ela chorou, soluçou, pediu desculpa e eu disse sempre que ela tinha que limpar. Chamou pela minha mãe, que vive lá em casa e claro que a avózinha foi acudir. Começou por dizer com a voz mais meiga do mundo, como se estivesse a elogiar, para a Sofia limpar e mais... ajoelhou-se com ela no chão para "ajudá-la". Bem, eu passei-me!!!

Disse à minha mãe para não se intrometer e nesse momento chegou o pai. Ela quando viu o pai, apressou-se a limpar e disse que não fazia mais.

É que se há coisa que não gosto é que quem quer seja se intrometa quando estou a educar a minha filha. Não me parece que ela seja tão pequena assim que não saiba o que está a fazer! E hoje faz em casa, amanhã faz em casa de amigos!!!

Mas hoje pergunto-me será que fui dura? Será a palmada a solução? Mas e então dou-lhe uma palmada e depois vou limpar por ela? Isso é educar? Ensinar? Mostrar que está errado?

Vocês que fariam no meu lugar?

Beijinhos

Ália

9 comentários:

  1. SEM palmada, mandar limpar e fazer perceber que cada acção tem uma consequência. A consequência de sujar intencionalmente é limpar sem ajudas...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olha querida, só sei que nada sei!!! Por aqui tb andamos às voltas com o certo e o errado. Acho que por vezes temos de ouvir o nosso coração; outras a nossa cabeça; e uma palmadinha no rabiosque, não leva pedaço nenhum!!! Um beijo e obrigado pelas tuas palavras

    ResponderEliminar
  3. acho que teria a mesma reacção, acho que educar faz parte por vezes uma palmada no momento certo, principalmente qd são mais pequenos, pode parecer crúel esta minha afirmação mas sinto que com o crescimento as palmadas dão origem a gritos e o gritos estão a dar origem a conversas, por isso acho que não errastes o tempo vai te mostrando diversas formas de educar.

    beijocas

    ResponderEliminar
  4. Cada pai/mãe é que sabe como educar o seu filho pois as nossas crias têm personalidade própria e quem melhor que o pai e a mãe para saber como lidar... penso eu!

    O que importa é que estejamos a preparar da melhor forma que conseguirmos estas pestinhas lindas...

    Beijoquinhas fofas

    Maria & Companhia

    ResponderEliminar
  5. Claro que não é nada fácil educar!! Fácl é fazer e ter filhos, o resto é tudo muito complicado.

    Olha, eu acho que tinha a mesma reacção, embora digam que o ralhar com voz dura e decidida, é o suficiente.
    Mas para mim uma palmada na hora cert é remédio santo.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá amiga,

    pois, pois a árdua tarefa de ser Mãe.

    Olha nem sei que te diga ... os meus tb me fazem a cabeça em água.
    Agora mesmo o meu anda de marcador em punho e está no quarto dos brinquedos "atarefado" a riscar, pois cheira-me que tb vai haver banzé ...

    E nestes momentos, não há padrão a seguir ... por vezes fazem saltar-me a "tampa" ... mas pronto.

    Beijo e BOM FDS

    ResponderEliminar
  7. Educar não é nada fácil... e acho que cada um de nós, pais e mães é que tem de conhecer o seu filho/s e seguir o coração... há alturas que um tom de voz diferente chega para perceberem... outras em que uma palmada não faz mal nenhum... tb não sou muito apologista do bater... e realmente não há nada pior do que meterem-se no meio da educação de uma criança... como eu sofro com isso... beijos e vais ver que saberás sempre lidar com as situações... coração de mãe...é único!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Acho que agiste corectamente! No teu lugar faria o mesmo! Cá em casa também não há palmadas, a não ser em raríssimas excepções!

    Bjnnn

    ResponderEliminar
  9. Passei ...

    deixo-te um enorme beijo :)

    ResponderEliminar