segunda-feira, 19 de abril de 2010

O Direito de Prioridade...

... de idosos, deficientes, grávidas e pessoas com crianças de colo não é muito respeitado em Moçambique! Aliás em África no geral. Melhor, em Moçambique nem sequer está devidamente regulamento, pelo menos não que eu saiba.

É uma situação que me incomoda, muito. Mais do que um do direito do "prioritário" em si, é um dever, daquele que não se encontra em nenhuma das situações acima, de ceder o lugar a quem necessita.

Eu cedo o meu lugar muitas vezes e sempre o fiz. Assim fui educada e não consigo ignorar isso. Eu faço uso do meu direito, sempre, em qualquer parte, ainda que não esteja regulamentado e ai de quem tentar me deter. Só cedo quando há alguém em situação pior que a minha. Nunca fiquei em nenhuma fila enquanto grávida e agora não fico se estiver acompanhada da Sofia. Mesmo porque a Sofia quando em lugares cheios e desconhecidos fica muito tímida e só quer colo.

Pois bem, na semana passada fui com a Sofia tirar o Bilhete de Identidade (renovar o meu e o primeiro dela) e fiquei agradavelmente surpreendida quando a funcionária que estava ao balcão chamou-me e disse "Aproxime-se, a senhora é prioritária porque traz uma criança de colo"!!! Lá fui eu primeiro para verificação dos documentos e quando me dirigia para outra sala para tirar o dito cujo, uma fulana começa a reclamar e a mandar bocas do género "da próxima trago os meus sobrinhos, estou há 3 horas na fila". Bem, eu que não só de me ficar, virei-me para ela e disse-lhe "Minha senhora, estou apenas a fazer uso do direito que me foi concedido e eu não trouxe a minha filha para fazer número. Ela também vai tirar o bilhete de identidade"!!!! A fulana continuou a falar mas eu ignorei e quem a pôs no lugar foram as funcionárias ali presentes.

Esta situação relata a falta de civismo das pessoas, o não saber respeitar o próximo e isso tira-me do sério.

Beijinhos

Ália

2 comentários:

  1. E nos parques de estacionamento então!??!?!
    Pergunto eu a mim mesma se será coincidência (ou não) sempre que lá vou, ver os lugares para pessoas portadoras de deficiência ou gravidas estarem sempre preenchidos...
    Também me irrita esta falta de civismo! E DE EDUCAÇÃO!!!!!

    Beijocas fofas

    Maria & Companhia

    ResponderEliminar
  2. É das coisas que tb não suporto, a falta de civismo e de educação.

    O Mundo seria tão melhor, se houvesse respeito pelo próximo ...

    Infelizmente, os valores vão se perdendo e há por aí cada MAU CARÁCTER ...

    Desprezo, muito desprezo ...

    Beijinho

    ResponderEliminar